Educação

Tecnologia e educação: como podem me ajudar na especialização e capacitação?

A era da revolução digital chegou: não há como negar que estamos vivendo um momento de mudanças intensas nas mais diversas áreas. E, em se tratando de educação, não seria diferente.

O conhecimento é a chave que permite desenvolver nossas habilidades, portanto nada mais inteligente do que aliar as ferramentas proporcionadas pela tecnologia às nossas ações diárias. Essa é a melhor forma de alcançar os objetivos profissionais desejados.

Mas afinal, como a tecnologia e educação podem andar juntas na formação de um profissional de sucesso? É possível se capacitar à distância?

Pensado em solucionar essa e outras questões, separamos uma lista de respostas para ajudar você nessa reflexão. Acompanhe.

Aumentando o interesse dos alunos pela leitura

O interesse pela leitura pode, sim, aumentar com a presença da tecnologia. E isso vem sendo fomentado pelos diversos aplicativos — como o Google Play livros ou Amazon Kindle, por exemplo — que estimulam a leitura de livros, seja no computador, tablet ou celular.

Isso facilita muito a agenda de quem não dispõe de tempo livre, mas precisa ler para se aprofundar e especializar em um determinado assunto.

Incentivando a proatividade e a busca por qualificação

Com um mundo de informações ao seu alcance e a força da concorrência no mercado, não fica claro que investir em qualificações e em atualização é um dos caminhos mais seguros para atingir o sucesso profissional.

A tecnologia estimula constantemente as ações diárias de um estudante, na medida em que estimula a interação e abre novas oportunidades. Novas qualificações, capazes de incrementar um currículo, podem ser feitas à distância — cursos online e palestras são boas opções.

Estimulando a capacidade de trocar experiências

A tecnologia permite que você converse com qualquer pessoa, em qualquer lugar no mundo e facilita a busca por outros, que partilhem dos mesmos interesses que você.

Além disso, ela traz estímulos diversos às pessoas, levando-as a compartilharem as experiências delas com você, o que fortalece cada vez mais as relações sociais.

A modalidade de educação à distância (EaD), por exemplo, deixou de ser um tabu: sua importância é reconhecida no âmbito educacional, e ela é um dos ramos que mais crescem no Brasil e no mundo.

Tecnologia e educação: construindo novos valores

Novos padrões, formas de trabalho diversificadas, modalidades de ensino inovadoras e também novos valores: a tecnologia, quando bem aplicada, pode proporcionar resultados incríveis para a sociedade, de um modo geral.

Ela facilita a troca de conhecimento e aproxima culturas antes sem contato em função da distância geográfica. O resultado disso é uma sociedade mais atenta e em maior interação.

Há várias formas de aproveitar os benefícios da tecnologia e educação para que um profissional possa investir em especialização e capacitação. Basta utilizar as ferramentas disponíveis a favor do aprendizado. Canais de relacionamento como WhatsApp e Facebook também podem ser utilizados para discutir, planejar e disseminar conhecimento. Tudo é questão de estratégia e plano de ação.

É, portanto, patente a importância da tecnologia e educação na formação de um profissional de sucesso. A educação à distância, aliada a uma especialização adequada, pode auxiliar nesse processo. Assine nossa newsletter e receba todas as futuras atualizações!

Você também pode gostar
Dicas incríveis para sua IES melhorar a nota no ENADE
Como atrair novos alunos com a ajuda dos atuais?
Gestão escolar: 6 dicas para ter sucesso

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This
Bitnami