Carreira

Como um bom relacionamento no ambiente de trabalho pode alavancar sua carreira?

Quem possui um bom relacionamento no ambiente de trabalho só tem a agradecer por seus benefícios. Isso porque esse indivíduo tem uma imagem de credibilidade, é reconhecido em suas funções e possui uma reputação invejável. Esses elementos já indicam o caminho do sucesso na carreira.

Mas como conseguir um bom relacionamento no trabalho? Confira neste texto 4 maneiras de ser querido por todos dentro da empresa!

1. Saiba receber feedbacks

Um dos grandes motivos de relacionamento ruim no trabalho é o feedback negativo. Muitas pessoas não admitem recebê-lo, acham que o retorno está vinculado às relações pessoais e ficam zangadas.

Você precisa ter em mente que, durante sua rotina de trabalho, você vai receber muitos feedbacks. Eles são importantes para o bom andamento dos processos da empresa. Então, comece a interpretá-los de forma construtiva, mesmo que sejam negativos. Perceba que esses retornos mostram a você o caminho da excelência.

2. Faça networking com outros departamentos da empresa

Ter contato com apenas um grupo no ambiente laboral pode limitar os relacionamentos dentro da empresa. E isso é ruim porque em algum momento você pode precisar da ajuda de alguém que está em outro setor e, para isso, deve contar com uma boa relação.

Neste sentido, aproxime-se de colegas que estão em outros departamentos da empresa. Convide-os para sair no fim de semana ou tomar um café no intervalo. Assim, você consegue melhorar o relacionamento com toda a equipe.

3. Seja sempre educado

Falta de respeito e ignorância no trato com as pessoas são atitudes intoleráveis no ambiente de trabalho. Essas ações são erros que não devem ser cometidos em uma carreira profissional.

Para que isso não aconteça, mantenha sempre uma postura de cordialidade e educação com seus colegas. Cumprimente-os sempre pelo nome e nunca deixe de usar “bom dia” e “obrigado”. Desta maneira, seus colegas terão uma imagem positiva a seu respeito e você ainda pode ser reconhecido pelo seu chefe.

4. Evite falar mal de outros colegas

As famosas “panelinhas” são grupos formados entre poucas pessoas no ambiente corporativo. Elas são a pior estratégia quando o assunto é relacionamento saudável na empresa. Todas as intrigas, fofocas e boatos surgem nesses pequenos grupos, e isso compromete a boa convivência na organização. 

Quando você compactua com esse tipo de situação você deixa aumentar as intrigas dentro da empresa, fazendo com que o clima organizacional fique ruim. Então evite fazer parte de qualquer panelinha, mantenha-se aberto a relacionamentos com todas as pessoas que trabalham com você. Não se permita — nem aos outros —falar mal dos colegas. 

Essas foram algumas dicas para ter um bom relacionamento no ambiente de trabalho. Além de seguir essas recomendações, é importante ter habilidades que somente os melhores profissionais do mercado possuem. Flexibilidade, comunicação e empatia são algumas delas e permitem que você brilhe na sua carreira!

Tendo um bom relacionamento certamente você vai ser bem visto por toda a empresa, inclusive por seu superior. Mas há ainda outras maneiras para que sua chefia repare em seu trabalho. Quer saber quais? Leia este artigo sobre como ser reconhecido pelo seu chefe.

Você também pode gostar
5 dicas para fazer a gestão de pessoas de forma eficiente
4 vantagens de fazer curso com suporte online
6 cursos de capacitação profissional em alta no mercado

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This
Bitnami