Carreira

5 motivos para ter um currículo profissional bem estruturado e atualizado

Elaborar o currículo profissional parece coisa com que só devemos nos preocupar quando abre alguma vaga que gostaríamos de preencher, não é mesmo? Mas deixar para a última hora nunca é uma opção inteligente.

Muitos currículos chegam à mão do recrutador com problemas que seriam evitados se a pessoa não o tivesse atualizado de maneira apressada. Esses equívocos vão desde os erros gramaticais até dados ineficientes sobre a experiência do candidato.

Neste post, você descobre porque deve manter o currículo sempre bem estruturado e atualizado. Não perca!

1. Estar sempre pronto para novas oportunidades

Nunca se sabe quando novas vagas podem abrir em sua empresa ou em outras nas quais você se interessa. Ser pego de surpresa pode fazer com que você não tenha tempo suficiente para selecionar com atenção as informações do currículo, ou até mesmo consiga revisá-lo adequadamente.

2. Passar uma boa impressão antes da entrevista

Em geral, antes da entrevista o recrutador tem acesso somente ao seu currículo. Por isso, quanto mais bem formatado, limpo, com as informações organizadas e fáceis de ler, melhor vai ser a impressão que você vai passar antes mesmo de ser entrevistado.

Um currículo conciso e bem editado demonstra que você é objetivo, organizado e sabe bem o que quer. 

3. Garantir que você tenha condições de se candidatar à vaga

Quando ficamos sabendo daquela vaga com que sempre sonhamos, já queremos logo enviar o currículo e nos preparar para a entrevista. Mas sempre vale a pena ler bem o descritivo do cargo. Qual a formação exigida? E o tempo de experiência? É preciso ter alguma habilidade específica?

A partir dessas informações, revise seu currículo e verifique se você realmente tem o perfil esperado ou se há informações que você não inseriu, mas que considera importantes para a seleção.

4. Mostrar que você tem interesse em ter bom currículo profissional

Para mostrar que você se interessa pela área da vaga para a qual pretende se candidatar, é preciso que você tenha formação relacionada e experiência. Uma boa maneira de incrementar o currículo, de modo a mostrar o seu interesse pela área e a sua vontade de crescer, é realizando cursos livres que tenham a ver com o trabalho que você gostaria de executar.

Por exemplo, quem atua na área administrativa de uma empresa, pode buscar formação em finanças ou até mesmo cursos que o ajudem a entender melhor as demandas do departamento pessoal. A escolha pelo melhor curso depende da maneira com que você pretende dar continuidade à sua carreira.

5. Para saber o que já conquistou até o momento

Estamos sempre com a cabeça no futuro, sonhando com a carreira que será construída, mas também é importante perceber o que já conquistamos até o momento. Afinal, ter concluído um curso universitário e estar trabalhando já é uma grande vitória! 

Olhe com frequência o currículo, pense em seus objetivos profissionais, analise as metas já atingidas e reflita sobre as que ainda quer atingir para construir seu futuro profissional

E, então? Ficou convencido sobre a importância de ter um currículo profissional bem estruturado e sempre atualizado? Para continuar acompanhando nossos conteúdos e entender mais sobre como se destacar na próxima seleção, assine nossa newsletter!

Você também pode gostar
5 dicas para ser reconhecido pelo seu chefe
Como tirar proveito de Cursos Curtos
Como tirar proveito de cursos curtos?
Habilidades de um bom profissional: o que devo ensinar aos meus alunos?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This
Bitnami