Carreira

3 formas de se inspirar e obter sucesso profissional

O que fazer para obter o sucesso profissional? Essa é a pergunta que muitos se fazem, mas poucos sabem a resposta. Engana-se aquele que acha que o segredo vem de berço. Pelo contrário: é possível encontrar as fórmulas de sucesso por meio da inspiração. Ela pode ajudar a alcançar os objetivos desejados na carreira, por causa da motivação de ser melhor e fazer melhor.

Neste texto, você vai conhecer 3 formas de conquistar a inspiração necessária para ter sucesso na sua carreira.

1. Buscando conhecimento em livros

A literatura é sempre uma maneira não só de buscar formar um vocabulário mais rico. Mas também serve de inspiração para a carreira. Há diversas obras que trazem informações inéditas e relevantes para enriquecer a sua carreira e ajudá-lo a obter reconhecimento profissional.

Um exemplo é o livro Ataque! Transforme incertezas em oportunidades. Escrito por Ram Charan, reconhecido profissional do mundo dos negócios, essa leitura oferece o remédio para agir contra a incerteza: movimentar-se!

O autor apresenta cases reais que fazem a leitura fluir e o assunto ser bastante atraente.

Outra obra interessante é Inteligência Emocional. Quando o autor David Goleman pensou no projeto desse livro, ele queria explicar como a inteligência emocional é uma habilidade que serve de catalisador do sucesso das pessoas. Como resultado de muitos estudos e reflexão, surgiu sua obra.

Em suas publicações, você pode compreender como o autocontrole, a motivação e a persistência são os pilares da inteligência emocional. Além disso, você também aprende como construir esse tipo de inteligência.

2. Inspirando-se em ícones de sucesso profissional

Aprender com quem faz sucesso: essa é a estratégia que você pode adotar para subir na carreira. Conhecer histórias de vida de personalidades da sua área é uma ótima maneira de se inspirar.

Por exemplo, no Brasil, temos o case de sucesso da Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza. Ela comanda a maior empresa de varejo do país e tem muito a ensinar sobre liderança, foco e superação de dificuldades.

Para ter uma ideia da trajetória de sucesso de Luiza, ela começou a trabalhar aos 12 anos para poder comprar presentes de Natal. Vinda de uma família de vendedores, ela logo percebeu que tinha no sangue a verve de empresária.

Com o passar do tempo, acreditando nas pessoas e se profissionalizando, Luiza conseguiu montar sua empresa que possui mais de 600 lojas, no Brasil, e fatura mais de R$ 11 bilhões por ano. Inacreditável e inspirador!

3. Assistindo a palestras e realizando cursos on-line

Hoje, na internet, é possível não apenas fazer cursos on-line em prol da profissionalização, mas, também, é possível ter acesso a vídeos de palestrantes de toda parte do mundo falando sobre seus segredos de sucesso.

Um deles é John Wooden. Ele ressalta, em suas apresentações, a importância do autoconhecimento, conta algumas histórias de superação de seu pai — sua maior inspiração — e dá conselhos preciosos para qualquer pessoa que queira crescer em sua carreira. Wooden é considerado o maior técnico de basquete que já existiu nos Estados Unidos.

Outra dica é assistir à palestra de Julian Treasure. Entre outras coisas, ele ensina como se expressar oralmente de maneira mais persuasiva, para prender a atenção da plateia. Esse estudioso e autor do livro Sound Business tem as respostas para seus problemas de comunicação, tal como o medo de falar em público.

Essas foram algumas formas de se inspirar para obter o sucesso profissional. Quer dar um salto na sua carreira? Então, conheça formas de se atualizar profissionalmente e garantir destaque e sucesso. Boa leitura!

Você também pode gostar
Gestão de pessoas: saiba como desenvolver a liderança
Saiba a importância da leitura para o crescimento profissional
Reconhecimento profissional: a importância de fazer cursos rápidos

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This
Bitnami